Páginas

domingo, 27 de janeiro de 2013

O conhecimento do Senhor Jesus 4ª e 5ª aulas - Estudos


JESUS, O HOMEM PERFEITO
 4ª AULA – 27-jan-13
Lucas apresenta o Senhor Jesus como homem perfeito e o apresenta aos gregos, sendo ele próprio grego e por isso entendia o interesse dele pela perfeição, pela ciência e pelo conhecimento das pessoas. Os gregos eram estudiosos e interessados em detalhes.
Lucas é aquele que narra o nascimento de Jesus em minúcias, em detalhes. O relato da anunciação do nascimento pelos anjos no capítulo 2 é rico, lindo.
Enquanto Jesus, como ser humano, estava numa manjedoura, um exército celestial de anjos dava Glória e Aleluia pelo homem perfeito que era visto na figura de um recém-nascido.
Lucas conta a genealogia de Jesus. Apresenta-o como homem e fala: “… sendo, como se cuidava, filho de José …” (Lc 3:23). E termina assim: “… de Adão e Adão de Deus.” (Lc. 3:38). É a origem do homem. Adão representa a raça humana.
É Lucas quem fala do paralítico que foi curado pelo Senhor Jesus e conta que ele se firmou nos seus artelhos (tornozelos). Do ponto de vista médico Lucas é detalhista para os gregos, pois eles gostavam disso. Colossenses 4:14 confirma que Lucas era médico.
Depois Deus usou:
- Mateus para falar aos judeus, apresentando-lhes Jesus como Rei;
- Marcos para falar aos romanos sobre Jesus como servo;
- Lucas para falar aos gregos sobre Jesus como homem;
A cor que se relaciona ao evangelho de Lucas é o Branco, pois fala de Jesus como o homem perfeito, o justo.
A figura, em Apocalipse que está relacionada ao evangelho de Lucas é a do terceiro animal que tinha o rosto como de homem; Isso é para falar que Jesus veio ao mundo como um ser humano.
***********************************************
JESUS, O FILHO DE DEUS
 5ª AULA – 03-fev-13
João apresenta o Senhor Jesus aos cristãos, aqueles que estavam se convertendo e que precisavam saber que o Senhor Jesus é Deus, O Filho.
A figura, em Apocalipse, é “águia voando”. Águia fala de autoridade, porque voa alto, faz seus ninhos onde há segurança, no alto dos penhascos, é diferente das aves migratórias (os patos), os pardais, que voam baixo, ou as andorinhas.
A cor que se aplica ao evangelho de João é a cor azul, que fala da profecia, da eternidade. “Vejo que és profeta.” (Jo 4:19).
Ap 19:10 – “… o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.”
Os cristãos daquela época eram servos de Deus que sofriam muito pelo nome do Senhor Jesus e eles precisavam de segurança, de saber que Jesus é Deus. Aleluia!
Então João não registra a genealogia de Jesus, porque ele, como Deus, é eterno. Não tem pai terreno e mãe só de Jesus homem (Lucas). Portanto, João começa seu evangelho: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele e sem ele nada do que foi feito se fez …” (João 1:1-3)
Isto vem nos ligar ao primeiro livro da Bíblia: Gênesis, que significa origem, princípio e no primeiro capítulo diz assim: “No princípio criou Deus os céus e a terra.” (Gn 1:1).
Então o evangelho de João mostra aos crentes fiéis que este Verbo é Jesus (Você pode fazer a leitura do texto de João 1:1, substituindo o nome Verbo por Jesus).
João é quem teve a preocupação de escrever: João 1:11-12 – “Veio para o que era seu (os judeus a quem Mateus apresentou Jesus e eles rejeitaram) e os seus (os irmãos de raça, judeus) não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus (irmãos de Jesus segundo a fé); aos que creem no seu nome.”
Então concluímos mostrando que nós estamos incluídos no convite para conhecermos o Senhor, crermos nele e nos tornarmos crentes, fiéis, firmes na fé. Convite maravilhoso! Pertencermos ao Deus poderoso que nos salva e nos mantém salvos até a sua segunda vinda para buscar o seu povo, aqueles que entenderam quem é o Senhor Jesus.
Resumo:
- Mateus escreveu aos judeus – apresentou Jesus como Rei, na figura do leão. A cor: púrpura;
- Marcos escreveu aos romanos – apresentou Jesus como servo, na figura do bezerro, animal de carga. A cor: carmesim;
- Lucas escreveu aos gregos – apresentou Jesus como homem perfeito, na figura do rosto de homem. A cor: branca;
- João apresentou Jesus ao mundo, para que todo aquele que nele crer seja salvo. (cristãos). Apresentou Jesus como águia voando. A cor: azul.

0 comentários:

Postar um comentário